Proposta Pedagógica

São objetivos da Escola, além dos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação:

  • Promover um ambiente acolhedor e favorável ao desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos, sociais e culturais;
  • Exercer atividade complementar à ação da família no cuidado e educação da criança;
  • Utilizar metodologias pedagógicas apropriadas ao nível de desenvolvimento da criança, respeitando-a como ser único, indivisível, sujeito de sua história;
  • Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;
  • Promover a integração Escola-Família-Comunidade;
  • Desenvolver estudos sobre novas concepções de criança, emanadas pela Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, legislação internacional, nacional, estadual e municipal, incorporando conceitos ao Projeto Político-Pedagógico;
  • Promover a convivência entre crianças e entre adultos e crianças;
  • Promover igualdade de condições de acesso, permanência e sucesso na escola entre crianças de diferentes classes sociais;
  • Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividades comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa;
  • Promover a gestão democrática e participativa.

Metas Institucionais

  • Desenvolver estudos sobre as novas concepções de criança emanadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.694/96, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e legislação internacional, incorporando conceitos ao Projeto Pedagógico da Casa da Menina São Francisco de Assis;
  • Envolver os educadores na elaboração do currículo de atividades e da proposta pedagógica;
  • Utilizar metodologias pedagógicas apropriadas ao nível de desenvolvimento da criança, respeitando-a como um ser único, indivisível, sujeito de sua história;
  • Mediar e avaliar o desenvolvimento da criança sem o objetivo de promoção, criando meios para garantir o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, ético, estético, linguístico e social.

Metas Pedagógicas

  • Oferecer à criança um espaço seguro e estimulante que lhe permita a plena manifestação de seu potencial físico, afetivo e intelectual;
  • Promover o desenvolvimento da criança através da prática da educação nos cuidados de higiene, alimentação e saúde, conscientes de que quem cuida também educa;
  • Formar a criança para ser um cidadão crítico e participativo na sociedade, pelo estímulo a criatividade e ao desafio constante das aprendizagens promotoras do reconhecimento da identidade pessoal e da realização da autonomia;
  • Acompanhar de forma sistemática o desenvolvimento da criança através de registros, observações, encaminhamentos, encorajamento nos obstáculos e elogios nas conquistas;
  • Promover o acesso ao conhecimento da linguagem, matemática, música, natureza e sociedade, arte visual e movimento, de forma lúdica e prazerosa;
  • Possibilitar a livre expressão dos sentimentos, emoções, opiniões e desejos através da linguagem oral e linguagem corporal (movimento);
  • Construir vínculos afetivos na relação família-escola, criança-educador, criança-criança, educador-educador.

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